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Cotonicultores vão à Ásia, na última missão de 2022

Entre os dias 20 e 30 próximos, missão da cotonicultura brasileira visitará o Vietnã, Singapura e Indonésia. O objetivo da viagem é mostrar aos compradores internacionais que o algodão brasileiro é produzido com responsabilidade ambiental, social e econômica. Além disso, o setor quer apresentar em detalhes o programa de rastreabilidade e dar transparência ao processo que informa os compradores sobre quando e por quem o algodão foi produzido. A missão integra o programa Cotton Brazil, gerido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e a Apex-Brasil.

“Se quisermos alcançar o primeiro lugar em exportações, temos de conquistar mercados. É o que estamos fazendo. Certamente, eles serão difusores da nossa cultura com seus pares”, disse o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, que lidera o grupo. Para Busato, iniciativas como esta são uma maneira de promover a fibra globalmente. É um trabalho permanente, em parceria com as associadas e os produtores, para aumentar as vendas da pluma.

O Brasil é o segundo maior exportador de algodão do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, os cotonicultores venderam para o mercado externo 1,68 milhão de toneladas no acumulado do ano comercial 2021/22, totalizando uma receita de 3,208 bilhões de dólares. A China foi o principal destino das exportações brasileiras (455 mil toneladas) e representou 27% das vendas. Na sequência do ranking de maiores importadores do algodão brasileiro estão Vietnã (275 mil toneladas), Turquia (227) e Bangladesh (206).  Indonésia ocupa a sexta posição, com 155 mil toneladas importadas.

Futuro sustentável

No dia 28, a Abrapa participará do Agritalks, promovido pela Apex, para discutir políticas governamentais de apoio a um futuro sustentável, cadeias sustentáveis de suprimentos alimentares, perspectivas do setor privado, entre outros assuntos. O presidente da Abrapa fará palestra sobre o tema:  Fibras naturais e Moda Sustentável – Perspectivas. O evento é voltado a executivos e grandes empresários dos setores financeiro, tradings de commodities, alimentos, vestuário, energia, carbono, bolsas e fundos, altos funcionários dos ministérios de Meio Ambiente, MTI (Comércio e Indústria), MFA (Relações Exteriores), Agências Governamentais (Enterprise Singapore, EDB, SFA), Entidades (SBF, Câmaras de Comércio), Fundos Soberanos (GIC, Temasek), executivos (CEOs) de empresas brasileiras do ramo agroalimentar, em Singapura. A missão retorna ao Brasil dia 1º de dezembro.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

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