Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Abrapa realiza treinamento sobre cálculo da incerteza de medição de análise de algodão por instrumento

Entre os dias 22 e 25 de novembro, 29 profissionais participaram do último treinamento realizado em 2022 para a implantação de um sistema de gestão de qualidade com foco na ISO17025 para atestar a competência técnica de um laboratório. A capacitação se realizou de maneira presencial, na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em Brasília, e de modo virtual.

Os participantes obtiveram informações em detalhes necessárias para o cálculo da incerteza de medição das análises do algodão. O grupo integra representantes de laboratórios vinculados ao Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI). Para Edson Mizoguchi, gestor do Programa de Qualidade da Abrapa, o curso teve como objetivo principal reforçar o aprimoramento técnico e a padronização dos itens essenciais para o cálculo de incerteza de medição. Segundo ele, para se chegar no resultado da incerteza é preciso ter conhecimento de estatística e experiência nas análises HVI. “Não há como realizar o cálculo sem isso. Finalizamos o treinamento com as seis principais características mapeadas (micronaire, comprimento, resistência, uniformidade, grau de reflexão e grau de amarelamento) e realizado o cálculo completo do micronaire. Com o desenvolvimento de ações como esta, o setor trabalha para aumentar a confiabilidade dos resultados apresentados pelos laboratórios brasileiros”, disse. O treinamento integrou o terceiro pilar do programa SBRHVI – Orientação técnica aos laboratórios e foi ministrado pelo instrutor Cesar Leopoldo de Souza.

Objetivos do treinamento:

  • Calcular a incerteza de medição nas características micronaire, resistência, comprimento UHML, índice de uniformidade, grau de reflexão e grau de amarelamento com base no estudo de caso do Centro Brasileiro de Análise de Referência de Algodão (CBRA);
  • Analisar criticamente os dados obtidos;
  • Padronizar a metodologia do cálculo de incerteza.

Author

ampasul

Faça um comentário