Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

ApexBrasil recebe delegação de Bangladesh para a assinatura de Memorando de Entendimento

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, cerimônia para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria de Bangladesh (FBCCI). O MoU foi assinado por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, que recebeu a delegação de Bangladesh, por Jashim Uddin, presidente da FBCCI, e por Ana Paula Repezza, Diretora de Negócios da ApexBrasil. O acordo tem como intuito promover a cooperação econômica e comercial entre a República Popular de Bangladesh e a República Federativa do Brasil, proporcionando a expansão nas relações comerciais bilaterais.  

A relação comercial entre os dois países vem se intensificando com os anos. De acordo com dados disponíveis no ComexVis, o total de exportações realizado para Bangladesh alcançou recorde histórico em 2022, chegando a 2,3 bilhões de dólares, um aumento de 29,1% em relação a 2021. Entre os produtos mais exportados estão a soja (27%), algodão bruto (21%) e açúcares e melaços (19%). O país foi o 10º maior destino de exportações na Ásia. Já o valor de importações do país para o Brasil chegou em 160 milhões de dólares em 2022, representando um aumento de 35,8% em relação ao ano anterior.

Na cerimônia de assinatura estavam presentes representantes do governo dos dois países, incluindo o Sr. Tapan Ghosh, Secretário do Ministério do Comércio de Bangladesh. Na fala de abertura da reunião, Ana Paula Repezza, comentou que ambos os países têm muitas similaridades e, portanto, têm muito a aprender um com o outro. A diretora também afirmou que essa união deve ser fortalecida em prol de questões ambientais.  

Janaína Batista Silva, diretora do Departamento de Promoção das Exportações, Cultura Exportadora e Facilitação do Comércio (DPFAC) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), reforçou a expectativa de que o MoU fortaleça o relacionamento das duas nações e fomente o empenho pela sustentabilidade.  

Reforçando as falas anteriores, Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou que a Ásia é uma das regiões mais dinâmicas do mundo e que Bangladesh tem parte fundamental nisso, tornando-se crucial que a relação entre os dois países se expanda ainda mais. Para ele a assinatura do memorando será importante para criar oportunidades de aproximar os negócios e indústrias, em um movimento que favoreça os dois lados.

Representando Bangladesh, Jashim Uddin declarou que o Brasil já é um grande aliado e que o memorando traz a responsabilidade de que um país se esforce para promover o outro como parceiro de negócios. De forma semelhante, Sadia Faizunnesa, embaixadora de Bangladesh, acentuou a importância da ApexBrasil na promoção do comércio bilateral, incentivando negócios para o benefício mútuo dos países.  

Além dos representantes governamentais, estavam presentes na reunião entidades privadas, que enxergam no MoU uma oportunidade de diversificar o portfólio de produtos comercializados entre os países e entendem que a cooperação entre mais indústrias é essencial.

As entidades setoriais que compareceram foram: Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Única), Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). E, do lado de Bangladesh, representante da Trading Corporation of Bangladesh (TCB).

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário