Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Setor têxtil brasileiro se destaca com tecnologia responsável de rastreabilidade do algodão

O projeto SouABR é a primeira iniciativa de rastreabilidade da cadeia têxtil nacional, que utiliza a tecnologia blockchain. Com ela, o consumidor pode ter informações sobre a certificação de origem do algodão, sustentável, utilizado em suas roupas. O programa foi desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) com o objetivo de oferecer transparência no consumo de moda e estimular escolhas mais conscientes.

A iniciativa foi idealizada pela Abrapa através do movimento Sou de Algodão, em parceria com as marcas Reserva e Renner. Dentre os seus fornecedores certificados estão as empresas Vicunha Têxtil, Incofios, Renauxview e Dalila, que fazem parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), fruto de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

“A certificação da sustentabilidade do algodão utilizado pela indústria têxtil brasileira é um ponto de orgulho para o setor e nos destaca frente ao mercado internacional. Ficamos felizes com a participação das empresas do Texbrasil no programa”, comenta Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos Estratégicos da Abit.

Através de um QR Code na peça de roupa, o consumidor poderá ter a certeza de que o algodão utilizado tem a certificação socioambiental Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que entrega à indústria o comprometimento dos produtores com os três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), além de informar sobre os elos da produção: fazenda, fiação, tecelagem ou malharia, confecção e varejo.

Atualmente o Brasil é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo, com 84% de toda a sua produção certificada pela ABR. O caminho que o algodão certificado percorre começa na fazenda, onde a produção atende a um completo protocolo, que inclue mais de 180 perguntas, divididas em oito critérios, como Contrato de Trabalho, Proibição de Trabalho Infantil, Proibição de Trabalho Análogo ao Escravo, Liberdade de Associação Sindical, Proibição de Discriminação de Pessoas, Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente de Trabalho, Desempenho Ambiental e Boas Práticas Agrícolas. As auditorias são anuais, individuais e realizadas por empresas certificadoras como a Bureau Veritas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Nosso cliente está mais exigente e estamos buscando entregar o que ele pede: responsabilidade e transparência.” explica Júlio Cézar Busato, presidente Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Abrapa. A Associação estima que a tecnologia de rastreamento do programa SouABR esteja disponível para toda a cadeia têxtil nacional neste ano de 2023.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Fontes: https://soudealgodao.com.br/souabr/ Apex

Author

ampasul

Faça um comentário