Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Pela 2ª vez na história do Brasil, safra de algodão deve ultrapassar 3 milhões de toneladas

A Associação dos Produtores de Algodão do Brasil (ABRAPA) divulgou na terça-feira (dia 13) relatório de safra com números atualizados já neste início de março.

A entidade projeta que, na safra 2022/2023, o Brasil deve colher um volume superior a 3 milhões de toneladas (atualmente 3,1 milhões) e lembra que, até então, isso ocorreu apenas uma vez, na safra 2019/2020.

Além disso, se a estimativa se confirmar, representará uma variação de 18,2%, ante ciclo passado. 

Ainda segundo a publicação, o Brasil finaliza, neste momento, o beneficiamento da safra 2021/2022.

“Deste estoque de passagem, restam, ainda, 34% da projeção de exportação e 42% do consumo doméstico para chegar ao destino final, até julho de 2023, quando tem início a colheita do ciclo 2022/2023”, diz a Abrapa, em nota.

O levantamento estima que, do total colhido no ciclo anterior, cerca de 91% já foram comercializados. “O ritmo das transações, para este montante final, tem sido mais lento do que em 2022, em função da queda nos preços da commodity”, avalia associação.

Também de acordo com a Abrapa, a área plantada com algodão, no Brasil, fechou em, aproximadamente, 1,65 milhão de hectares, na safra 2022/2023, o que representa um incremento de 0,8%, em relação ao ciclo anterior.

Mato Grosso é maior produtor

De acordo com técnicos e associações estaduais, nesta primeira quinzena de março, as lavouras brasileiras de algodão se encontram em muito boas condições de desenvolvimento.

No estado de Mato Grosso, maior produtor nacional da fibra, entretanto, o atraso da colheita da soja atrasou o plantio da segunda safra.

“A semeadura foi mais lenta, na média dos últimos cinco anos, mas, ainda assim, se deu numa janela de baixo risco”, explica a Abrapa.

Ainda assim, a expectativa é de aumento de produtividade no estado, uma vez que, no ano passado, a performance nas lavouras foi comprometida, pela falta de chuvas em abril e maio

Exportação de fevereiro

O Brasil exportou 43,2 mil toneladas em fevereiro de 2023, totalizando uma receita de US$ 81,6 milhões em fevereiro, que é o sétimo mês do calendário de exportação 22/23.

O volume foi 74,1% inferior ao registrado no mesmo mês de 2022, e o preço médio em dólares, por tonelada vendida, caiu 1,7%.

No período, o maior importador do algodão brasileiro foi Bangladesh, com participação de 24% do total embarcado.

Turquia, China, Vietnã e Indonésia completam a lista dos cinco maiores consumidores da pluma nacional, no mês, sendo o destino de 82% do volume exportado. 

A informações também são da Abrapa, com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Fonte: Abrapa | Agrofy News

Author

ampasul

Faça um comentário