Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Semanalmente o Cotton Brazil publica no site da Abrapa o Boletim de Inteligência de Mercado, com as principais notícias do mundo do algodão.

Diante das transformações nos processos de produção e consumo, a Abrapa, com apoio da Apex Brasil criou o Cotton Brazil, para representar este novo passo do algodão brasileiro no mercado global.

O Boletim Semanal de Inteligência de Mercado é mais um serviço do Cotton Brazil para projetar o algodão brasileiro mantendo o cotonicultor informado sobre o comportamento da pluma no mercado interno e externo.

Destaque da Semana – A volatilidade voltou com força no mercado de algodão, mas não por conta de fatores ligados à oferta e demanda, mas pela crise de confiança no sistema financeiro que começou com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA.

Algodão em NY 1 – O contrato Mai/23 fechou ontem a 79,16 U$c/lp (-3,7%).

Algodão em NY 2 – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 80,63 U$c/lp (-2,9%) e o Dez/24 a 76,75 (-3,5%) para a safra 2023/24.

Preços (16/03), o algodão brasileiro estava cotado a 92,75 U$c/lp (-350 pts) para embarque em Mar-Abr/23 (Middling 1-1/8″ (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para embarque em Out-Nov/23 a referência do preço fechou em 97,25 U$c/lp (-275 pts).

Baixistas 1 – Apesar dos Bancos Centrais terem agido rápido e dado garantias ao mercado e aos clientes, a atual crise no sistema bancário, que se espalhou para a Suíça também, é motivo grande preocupação.

Baixistas 2 – A quebra do Silicon Valley Bank foi a segunda maior falência bancária desde a crise financeira de 2008 e o Credit Suisse, banco suíço que também passa por dificuldades, é o segundo maior banco do país.

Altistas 1 – A seca continua grande no maior estado produtor dos EUA.  No sul do Texas, onde não existia problema de seca há um mês, hoje mais de 90% está em situação grave. No oeste do estado, a situação permanece inalterada com 73% de seca severa.

Altistas 2 – No dia 31 de março o USDA divulgará o relatório de perspectiva de plantio da safra 2023/24. O sentimento no mercado é que o algodão perderá muita área no país nesta safra devido aos baixos retornos em comparação com outras culturas.

China 1 – De acordo com os últimos números vindos de Xinjiang, a China deve fechar a produção do ano passado em 6,2 mi toneladas, menor que a estimativa de março do USDA, de 6,4 mil toneladas. Deste total, 5,84 milhões já estão classificados.

China 2 – A Abrapa, por meio do Cotton Brazil, participará na próxima semana de um dos maiores eventos do setor do algodão na China, o 2023 CNCE Industry Development Conference, em Beijing. 

China 3 – O evento terá 500 empresas do setor têxtil chinês e a Abrapa fará palestra e terá um estande no evento. Faz parte da programação da entidade na China reuniões com os setores privado e público chinês para apresentar o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro.  

China 4 – Este programa oficial, sob gestão do Ministério da Agricultura (Mapa), visa regulamentar e certificar os resultados de HVI do algodão brasileiro. A implantação objetiva, com isso, valorizar o algodão brasileiro no exterior.

China 5 – Isso ocorrerá por meio de relatórios de HVI padronizados e certificados oficialmente pelo MAPA, evitando reclassificação no destino, como é feito hoje na maioria dos mercados.

China 6 – O Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro está na pauta da visita do Presidente Lula e do Ministro Carlos Fávaro à China a partir do dia 28 de março. 

Índia – A Cotton Association of India (CAI) reduziu sua estimativa de safra em 144,5 mil toneladas, para 5,32 milhões de toneladas, contra a nova estimativa do USDA em 5,33 milhões. A CAI manteve o uso da usina inalterado em 5,10 milhões de toneladas contra o USDA em 4,90 mi.

Workshop – A Abrapa participou na segunda (13) do workshop de alinhamento de diretrizes da Apex/Brasil. Desde 2020, a Apex, que é ligada ao Ministério da Relações Exteriores, é parceria da Abrapa no Cotton Brazil, junto com Anea.

Laboratório 1 – O Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Abrapa, passou, pela terceira vez, por avaliação para manutenção da acreditação na norma NBR ISO/IEC 17025:2017.

Laboratório 2 – A norma especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente dos laboratórios. O processo foi realizado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro.

Semeadura 2022/23 –  Até ontem (16/03) 99,9% do algodão brasileiro semeado, restando apenas o estado de Goiás (94,27%) finalizar o plantio.

Beneficiamento 2021/22 –  Até ontem (16/03) 99,88% beneficiado, restando apenas o estado do Maranhão (95%) para finalizar o processo.

Preços – Consulte tabela abaixo ⬇

WhatsApp Image 2023-03-17 at 10.24.26.jpeg

Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário