Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Cotonicultura brasileira participa das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Algodão, em Roma

O presidente do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, participará, em Roma, de evento alusivo à fibra. Iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que se realiza nos dias 6 e 7 de outubro. Schenkel integrará o painel temático “Algodão Sustentável – Desafios e Oportunidades para Pequenos Produtores” e destacará o papel da cotonicultura brasileira no desenvolvimento da cultura que, ao longo de 17 anos, implantou um processo de produção de algodão sustentável e certificado, direcionado a pequemos, médios e grandes produtores. Trabalho desenvolvido pela Abrapa, conjuntamente com as associadas, que tem proporcionado avanços para o setor.

A abertura caberá ao diretor-geral da FAO, QU Dongyu, que focará o papel vital do setor algodoeiro para os membros, bem como sua importância econômica e social mais ampla em todo o mundo. O encontro será uma ocasião para enfatizar a importância da cultura no alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A cotonicultura brasileira

Schenkel discorrerá sobre o empenho da Abrapa, por meio das estaduais e dos produtores, para implantar a agenda de sustentabilidade para o setor algodoeiro do País.  A criação do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), em 2012, e a entrega aos produtores de algodão, de um protocolo contendo toda a legislação trabalhista brasileira, as exigências dos atos Normativos do Ministério do Trabalho e o cumprimento das determinações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para que o setor se adequasse à legislação vigente e se preparasse para receber as empresas de auditoria de terceira parte, visando comprovar a regularidade das relações de trabalho. Partindo dessa iniciativa, o dirigente destaca a parceria da Abrapa com a Better Cotton Iniciative (BCI), com o intuito de promover um processo de benchmarking unindo os protocolos da BCI e do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR).

Dados do setor, apontam que o Brasil é o maior produtor de algodão Better Cotton do mundo, com 42% da oferta mundial da fibra certificada. Na safra 2021/2022, 85% das fazendas produtoras foram certificadas pelo ABR/BCI. Correspondendo a 84% de toda a pluma do País, ou seja, 2.000.000 de toneladas certificadas como algodão sustentável. Schenkel apresentará no evento os projetos e programas específicos da Abrapa que auxiliam a cotonicultura a atingir níveis de excelência no Brasil e no exterior.

Outro fator bastante importante que será abordado é a constatação de que, uma fazenda de produção de algodão certificada, comparada com uma sem a chancela, tende a produzir com mais eficiência, economia e lucratividade, pois nessas propriedades, todos os empregados são constantemente treinados e motivados a produzir melhor, com racionalização do uso de fertilizantes, água e dos insumos químicos em substituição por produtos biológicos.

Esse modelo de que estimula a inclusão de médios e pequenos produtores, através de suas associações e cooperativas, deveria ser adotado por todos os países produtores, como forma de permitir o acesso coletivo às melhores tecnologias disponíveis, adoção de boas práticas agropecuárias, beneficiamento, colheita mecanizada, compra de insumos e venda da produção de forma comunitária.

Instituto Brasileiro do algodão

Nesse sentido o IBA, tem trabalhado em parceria com o projeto +ALGODÃO, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos adaptados à realidade de produção em pequena escala e beneficiamento coletivo da produção a exemplo do projeto desenvolvido com a cooperativa de Catuti (MG) e em Guanambi (BA), inclusive nesses locais fornece kits de irrigação para os pequenos produtores associados. O IBA e a Abrapa apoiam, desde 2013, a organização do Foro Regional Algodoeiro na América Latina, visando promover o fortalecimento da cadeia e ampliar a competitividade do setor algodoeiro em todo o continente.

Para encerrar os festejos alusivos à data, comemorado no dia 7 de outubro, será renovado o compromisso de uma produção de algodão sustentável para um meio ambiente e uma vida melhores.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário