Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Cotonicultores mostram o compromisso da agricultura brasileira com um futuro global responsável

  • Realizado pela primeira vez em um país do Sudeste Asiático, o Agritalks Brasil representa um compromisso contínuo com o agronegócio sustentável.
  • Na edição de Cingapura, realizada em 28 de novembro de 2022, palestrantes brasileiros e cingapurianos de vários setores compartilharam insights sobre sustentabilidade em todos os níveis da agricultura – da cadeia de suprimentos de alimentos à indústria da moda.

28 de novembro de 2022, Cingapura – O evento Agritalks Brasil-Cingapura, conferência focada na promoção da inovação, sustentabilidade e segurança na agricultura, foi realizada pela primeira vez em Cingapura. Apresentado pela Embaixada do Brasil em Cingapura e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o apoio de Cotton Brazil, o evento destacou os avanços alcançados e o potencial de investimentos no setor agroalimentar dos dois países.

O evento reuniu figuras influentes do setor com pontos de vista únicos e diferentes, fundamentais para ampliar nossa compreensão dos desafios para a sustentabilidade agrícola global. Contou com mais de 100 participantes, além de convidados de honra de destaque, como a Embaixadora Eugênia Barthelmess, Embaixadora do Brasil em Cingapura, o Sr. Lucas Fiuza, Diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e a Sra. Dilys Boey, Diretora Executiva Adjunta da Enterprise Singapore. O Agritalks Brasil-Cingapura apresentou quatro discussões focadas na agricultura e temas relacionados, como políticas governamentais, sustentabilidade, inovação da indústria e financiamento.

O evento foi refletiu um momento marcante de Cingapura e Brasil unindo forças para enfrentar questões e desafios urgentes. O primeiro segmento enfocou como as políticas governamentais desempenham um papel crucial na preparação do caminho para um futuro sustentável. Os palestrantes compartilharam os avanços alcançados em nível governamental tanto em Cingapura quanto no Brasil.

“É realmente gratificante poder realizar uma discussão tão frutífera em Cingapura; um país que compartilha a motivação e a ambição do Brasil em promover a sustentabilidade. Brasil e Cingapura podem unir nossas experiências muito diferentes para alcançar um objetivo comum de forjar um mundo sustentável”, disse Eugênia Barthelmess, Embaixadora do Brasil em Cingapura.

O segundo segmento cobriu especificamente as cadeias de abastecimento de alimentos sustentáveis e as perspectivas do setor privado na área. Palestrantes de diferentes formações avaliaram a responsabilidade que o setor privado tem em fornecer soluções reais para a sustentabilidade. Os palestrantes discorreram sobre como a transformação geracional do Brasil em uma potência agrícola forneceu um modelo inspirador para o setor privado. Essas entidades contribuem fortemente para o compromisso do Brasil com a segurança alimentar global e destacam a posição do país como o maior exportador mundial de frango e carne bovina. Isso é especialmente crucial para Cingapura, já que a proteína brasileira representa uma parcela significativa do total de carne importada de Cingapura – com pelo menos 58% da carne bovina consumida no país sendo de origem brasileira.

Lucas Fiuza, diretor da ApexBrasil compartilhou: “Agritalks em Cingapura fortalecerá nossos laços institucionais com um de nossos parceiros comerciais mais leais e estratégicos na região. Este evento promove um debate útil sobre as melhores práticas e experiências em nossa agroindústria. Essas discussões destacam a inovação do Brasil e consolidam sua posição de liderança na questão da segurança e abastecimento alimentar.” Ele continuou dizendo: “Além disso, reconhecemos a importância de apoiar o setor privado e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade. Nosso objetivo é continuar promovendo um ambiente competitivo por meio de políticas focadas na sustentabilidade em equilíbrio com o desenvolvimento humano.”

Também foi dada atenção à indústria da moda e seus desafios de sustentabilidade, desde os recursos utilizados até o produto. Júlio Busato, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), destacou os benefícios de Cotton Brazil, um programa de desenvolvimento do mercado internacional para a promoção do algodão brasileiro. O programa obteve um sucesso impressionante com seu foco em mostrar a sustentabilidade e rastreabilidade do algodão brasileiro, ao mesmo tempo em que supera os padrões internacionais de qualidade.

O último segmento do evento discutiu inovação e financiamento, como a espinha dorsal da sustentabilidade na agricultura. Os palestrantes justapuseram as capacidades públicas e privadas em impulsionar a inovação por meio de incentivos e financiamento, deixando claro que tanto o setor privado quanto os tomadores de decisão do governo devem priorizar tecnologias que podem mudar o jogo se nossas economias continuarem prosperando. Isso foi enfatizado quando os palestrantes mencionaram o desenvolvimento de uma indústria biológica dinâmica e em constante evolução no Brasil; possibilitado pelo fluxo cíclico de financiamento e subsequentes retornos bem-sucedidos. A discussão concluiu reforçando que a tecnologia inovadora é inestimável para o fluxo de finanças e em todos os níveis da cadeia produtiva do agronegócio.

Marcelo Duarte Monteiro, Diretor de Relações Internacionais da Abrapa, disse, “Usando ciência e tecnologia de ponta, o Brasil conseguiu se firmar como uma indústria líder no campo da agricultura sustentável e de qualidade. O comércio brasileiro de algodão é exemplar ao mostrar que a inovação pode levar ao sucesso na rastreabilidade, logística, tecnologia e verticais de sustentabilidade do algodão sem comprometer a qualidade”.

A primeira conferência Agritalks em Cingapura foi um sucesso e gerou discussões mutuamente benéficas no setor, no que provou ser uma experiência informativa e perspicaz para todos os participantes. Por meio da promoção de parcerias estratégicas e eventos semelhantes, o Brasil continuará a ser um líder de mercado na conscientização da agricultura sustentável.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior e na atração de investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A ApexBrasil organiza diversas iniciativas com o objetivo de promover as exportações brasileiras no exterior. A atuação da Agência compreende missões comerciais e prospectivas, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, realização de visitas técnicas de compradores e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira e outras atividades selecionadas para fortalecer a marca do país no exterior. A ApexBrasil também tem papel de destaque na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, atuando na identificação de oportunidades de negócios, na promoção de eventos estratégicos e no apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil. A ApexBrasil é um órgão vinculado ao Itamaraty.

https://apexbrasil.com.br/

Sobre a Abrapa

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) foi fundada em 1999 com o compromisso de tornar a cotonicultura brasileira cada vez mais conhecida e competitiva nacional e internacionalmente. Numa perspetiva de melhoria contínua, quatro aspetos ganharam destaque ao longo dos anos: qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e marketing.

Legítima representante do setor, a Abrapa é a voz que fala pelos cotonicultores brasileiros de todos os portes, no Brasil e no mundo. Para melhor cumprir esse papel, reúne nove associações estaduais e representa 99% da produção e 100% das exportações de algodão do Brasil.

https://www.abrapa.com.br/

Sobre Cotton Brazil

Cotton Brazil é uma iniciativa liderada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) com o apoio da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da ANEA (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) com o objetivo de promover o algodão brasileiro no mercado internacional .

Sobre a Embaixada do Brasil em Cingapura

A Embaixada do Brasil em Cingapura é uma das mais de 200 missões diplomáticas e consulares do Brasil ao redor do mundo. Representa o governo brasileiro junto à República de Cingapura e mantém comunicação permanente com autoridades locais, governantes e setor privado, visando estreitar os laços políticos, empresariais e de amizade entre as duas nações.

https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-singapura/English

Author

ampasul

Faça um comentário