Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Semanalmente o Cotton Brazil publica no site da Abrapa o Boletim de Inteligência de Mercado, com as principais notícias do mundo do algodão.

Diante das transformações nos processos de produção e consumo, a Abrapa, com apoio da Apex Brasil criou o Cotton Brazil, para representar este novo passo do algodão brasileiro no mercado global.

O Boletim Semanal de Inteligência de Mercado é mais um serviço do Cotton Brazil para projetar o algodão brasileiro mantendo o cotonicultor informado sobre o comportamento da pluma no mercado interno e externo.

 – Destaque da Semana – Semana de muitas atividades de promoção do algodão do Brasil na Ásia. No mercado, a semana foi marcada pela fala do presidente do Fed indicando aumentos de juros mais brandos futuro. Na China, os protestos podem ter acelerado a flexibilização das políticas de controle da Covid no país.

–  Algodão em NY 1 – O contrato Mar/23 fechou ontem a 84,85 U$c/lp (+2,35%).

– Algodão em NY 2 – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 80,25 U$c/lp (+2,98%) e o Dez/24 a 76,88 (+1,25%) para a safra 2023/24.

– Preços (01/12), o algodão brasileiro estava cotado a 104,00 U$c/lp (+175 pts) para embarque em Dez/22-Jan/23 (Middling 1-1/8″ (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para embarque em Out-Nov/23 a referência do preço fechou em 98,75 U$c/lp (+200 pts).

– Altistas 1 – Após o início de enormes protestos por todo país que pedem o fim da política de Covid-zero na China, o governo aparentemente começou a ceder e afirmou esta semana que deverá flexibilizar algumas medidas restritivas e aumentar a taxa de vacinação no país.

– Altistas 2 – Presidente do Fed, banco central americano, Jerome Powell, discursou na quarta (30) indicando que o Fed reduziria o ritmo no aumento das taxas de juros na reunião de dezembro.

– Baixistas 1 – Powell, entretanto, afirmou que as taxas provavelmente permaneceriam relativamente altas por um período prolongado, já que os EUA ainda estão lutando contra a inflação mais alta dos últimos 40 anos.

– Baixistas 2 – A demanda por produtos têxteis continua baixa e assim reduzindo interesse por algodão e fios de algodão na grande parte dos mercados.

– ICAC – A Abrapa participou na 80ª reunião plenária do ICAC, o Comitê Consultivo Internacional do Algodão. O evento online foi realizado de 29/11 a 1º/12. O diretor de Relações Internacionais da entidade, Marcelo Duarte, falou sobre a produção e sustentabilidade do algodão brasileiro.

– Singapura 1 – Na segunda (28), ocorreu o Agritalks Brasil-Singapura, onde palestrantes dos dois países compartilharam ideias sobre sustentabilidade em todos os níveis da agricultura, da cadeia de suprimentos de alimentos à indústria da moda.

– Singapura 2 – A conferência foi realizada em Singapura e organizada pela Embaixada do Brasil e pela ApexBrasil, com o apoio da Abrapa, por meio do Cotton Brazil. Foi focada na promoção da inovação, sustentabilidade e segurança na agricultura.

– Indonésia 1 – Depois de Singapura, a delegação que esteve no Vietnã na semana anterior, seguiu para a Jacarta (Indonésia). Na terça (29) ocorreu evento com as principais indústrias e agentes de algodão do país.

– Indonésia 2 – O evento contou com a presença do Embaixador do Brasil na Indonésia, José Dornelles, e teve como temáticas principais a situação das safras, qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade do algodão brasileiro.

– Indonésia 3 -A Indonésia é um país muito importante, pois é o sexto maior importador mundial de algodão.  Este ano o país deve importar 530 mil toneladas.

– Indonésia 4 – O país, que não produz algodão, tem uma população de 276 milhões de habitantes e ainda exporta US$ 12 bilhões/ano em produtos têxteis.

– Indonésia 5 – Esse mercado, assim como na grande maioria dos países compradores de algodão, está desaquecido para algodão neste momento. As fiações afirmam que a demanda por fios está baixa e os estoques não vendidos estão altos.

– Indonésia 6 – Para se ter uma ideia do momento, as importações de algodão da Indonésia em setembro somaram 37,5 mil toneladas, o menor volume mensal desde abril.

– Indonésia 7 – Assim como no Vietnã e outros mercados na Ásia, a concorrência com algodão australiano este ano tem sido muito forte. 

– Indonésia 8 – Como o boicote ao algodão do país da Oceania ainda vigora na China, os australianos tem oferecido algodão de qualidade a preços agressivos. 

– Indonésia 9 – Aproximadamente metade das importações da Indonésia neste ano comercial vieram da Austrália e, em seguida, vêm Estados Unidos e Brasil.

– Agenda – No dia 8 de dezembro será divulgado o relatório mensal de oferta e demanda do USDA.

– Exportações 1 – o Brasil exportou 268,6 mil tons de algodão em nov/22. O volume supera em 61,5% o total embarcado em novembro de 2021.

– Exportações 2 – No acumulado de agosto a novembro de 2022 (quatro primeiros meses do novo calendário), as exportações somaram 776,3 mil ton, alta de 38,5% com relação ao mesmo período da temporada passada.

– Safra 2022/23 – O plantio da nova safra está autorizado nas regiões leste (Querência) e sudeste (Primavera do Leste) do MT. O período de vazio sanitário encerrou nessas regiões em 30 de novembro. Na região oeste (Sapezal) e médio norte (Sorriso) o vazio sanitário para a cultura do algodoeiro estende até 14 de dezembro.

– Beneficiamento 2021/22 – Até ontem (01/12):  BA (94%); GO (99%); MA (68%), MS (99%); MT (98%); MG (99%); SP (100%); PI (100%); PR (100%). Total Brasil: 96% beneficiado.

– Semeadura 2022/23 – Até ontem (01/12): SP (9%), GO (24%), MS (1%), BA (7%), MG (60%), PI (2%). Total Brasil: 3% semeado.

– Preços – Consulte tabela abaixo ⬇ 

Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

grafico.jpg
Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário