Abrapa & Sou de Algodão participam de painel sobre construção de imagem e reputação no GAFFFF
Silmara Ferraresi destacou a importância da transparência e consistência para a formação de uma boa reputação durante festival de cultura agro
Na última sexta-feira (6), Silmara Ferraresi, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e gestora do movimento Sou de Algodão, marcou presença como palestrante no painel “A construção de imagens e reputação das marcas”, no GAFFFF (Global Agribusiness Festival). O evento, considerado o maior festival de cultura agro do mundo, reuniu importantes lideranças, especialistas e empresas para debater tendências, inovação e sustentabilidade no Allianz Parque, em São Paulo.
Além de Silmara, o painel contou com a participação de Anik Suzuki, CEO da ANK Reputation, e de Francesca Tomaselli, diretora de Estratégia Digital da Oficina Consultoria, com mediação de Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). O debate, que aconteceu pela manhã, explorou como marcas de diferentes setores constroem sua reputação, com destaque para o alinhamento entre propósito, comunicação e práticas responsáveis.
Em sua fala, Silmara ressaltou a importância de diferentes ações de engajamento com a cadeia produtiva e de ter apoio de empresas que trabalham diretamente com os produtores, assim como de marcas e estilistas, que ajudam no contato com o consumidor final. Como exemplo, ela apresentou o trabalho desenvolvido pelo movimento Sou de Algodão, que promove diversas ações para atingir todos os públicos, como Cotton Trip, desfiles em semanas de moda, concursos para estudantes, parcerias com produtores rurais e mais.
“Não somos nós falando do nosso trabalho, e sim os nossos parceiros. Atitude, consistência e transparência são essenciais quando falamos de reputação, principalmente na hora de se posicionar e falar com quem está ao seu redor. Nós estamos apenas começando, e com toda certeza o relacionamento que temos com todos os elos da cadeia é o que nos ajuda a construir uma boa imagem”, citou.
Além da participação no debate, Silmara concedeu entrevistas a veículos especializados do setor, como Terraviva e Canal Rural, reforçando o papel do algodão brasileiro e certificado no contexto global, e também a importância das ações de comunicação institucional, uma vez que, hoje, o Brasil é o maior exportador e o terceiro maior produtor mundial de algodão.
A Abrapa e o movimento Sou de Algodão seguem firmes em sua missão de valorizar a fibra natural brasileira e estreitar o diálogo entre produtores, indústria, marcas e consumidores, mostrando que o futuro da moda e do agronegócio passa por práticas responsáveis e pela construção de reputações sólidas e coerentes com as novas demandas.
Atualmente, o Sou de Algodão já apresenta parceria com 12 instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil, colaborando com a formação de novos profissionais alinhados aos valores da moda responsável. Além disso, reúne mais de 1.780 marcas de diversos segmentos, que utilizam a fibra em suas produções e reforçam o compromisso com a valorização do algodão brasileiro. Esse ecossistema colaborativo fortalece a cadeia produtiva, e amplia a conscientização sobre a importância do consumo responsável, consolidando o movimento e a Abrapa como referências nacionais.
Fonte: Abrapa