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Abrapa recebe executivos da Ikea e apresenta programas de sustentabilidade, rastreabilidade e qualidade do algodão brasileiro

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, recebeu, acompanhado de diretores e gestores da entidade, a visita de representantes de uma das maiores redes varejistas mundiais, a sueca Ikea. O encontro ocorreu na terça-feira (30), na sede da associação, em Brasília, e teve como objetivo apresentar os compromissos de sustentabilidade, rastreabilidade e qualidade do algodão brasileiro.

A Ikea é uma das grandes marcas internacionais que assumiram publicamente a meta de garantir a origem sustentável de todo o algodão utilizado em seus produtos, que são famosos, dentre outros motivos, pelo design e praticidade. A preocupação com a matéria-prima também se estende aos outros insumos utilizados, que precisam ser necessariamente certificados.

Durante o encontro, foi apresentado o Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que opera em benchmark com a Better Cotton (BC), reconhecida mundialmente por seu licenciamento de algodão responsável. “O programa da Abrapa não apenas atende aos critérios rigorosos do BC, mas também promove as boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas fazendas de algodão para o contexto brasileiro”, explicou Schenkel. Os executivos da Ikea, já familiarizados com a Better Cotton, tiveram a oportunidade de entender o funcionamento do ABR, que na safra 2022/2023 respondeu por 37% de todo o algodão Better Cotton.

Após ser apresentado, o modelo de produção do algodão brasileiro foi elogiado pela equipe da Ikea. Temas como o desmatamento zero também toram debatidos. A adesão a essa prática sustentável reflete uma tendência global, com várias marcas já estabelecendo metas públicas de desmatamento zero em suas cadeias de suprimentos. O presidente da Abrapa explicou que o protocolo ABR segue a legislação ambiental brasileira, que inclui o Código Florestal, que adota medidas rígidas contra o desmatamento ilegal.

A Ikea destacou a importância da emissão de carbono como um indicador na escolha de materiais, favorecendo o algodão em detrimento de fibras sintéticas. “Foi um encontro de muita troca de informação e de conhecimento entre as duas equipes”, ressaltou Schenkel. Na ocasião, a diretora de relações institucionais, Silmara Ferraresi, apresentou o funcionamento do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) no rastreamento do fardo do algodão, que pode indicar o local e uma série de informações como quantidade, certificações e práticas sustentáveis adotadas pelo produtor. Abordou também o trabalho desenvolvido com toda cadeia têxtil e as marcas varejistas parceiras para integrar as informações via Blockchain e proporcionar a verificação de origem da fibra em toda sua produção para o consumidor final. “Desta forma, criamos o SouABR, que fomenta o mercado do algodão responsável no Brasil, além de agregar valor, por meio da rastreabilidade do produto, da semente ao guarda-roupa”, explicou a diretora.

A rastreabilidade, embora elogiada no mercado doméstico, é considerada desafiadora em uma escala global. Para a Ikea, a integração da rastreabilidade com sustentabilidade é vista como uma exigência legal e de opinião pública na Europa, não apenas como um diferencial para o consumidor. Já no Brasil, pelo feedback recebido das marcas parceiras, as coleções rastreáveis são as mais procuradas nas prateleiras.

Por fim, apesar das preocupações sobre o custo em comparação com outros fornecedores, o algodão brasileiro é destacado como altamente competitivo nos últimos anos. “Podem voltar para casa e confiar que, se tiverem uma peça de roupa de algodão brasileiro – seja ela produzida no Brasil ou no Vietnã -, vocês estarão ajudando, com certeza, a manter um futuro melhor para as gerações”, disse o presidente da Abrapa.

O líder global em matéria-prima agrícola no grupo Ikea, Arvind Rewal, participou virtualmente da reunião e elogiou as apresentações. “Conheci a Abrapa no Conselho do BC e estamos ansiosos para uma parceria”, informou.

Além da apresentação do programa ABR e do protocolo de benchmark com a Better Cotton (BC), os representantes da empresa também conheceram o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB) – certificação voluntária/autocontrole – realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que fez com que o algodão brasileiro fosse a primeira cadeia produtiva a ser certificada por autocontrole, no país, o Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), e visitaram Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), que funciona no mesmo prédio da entidade.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

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