Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Brigadistas contra incêndios rurais participam de workshop promovido pela Ampasul

O Workshop promovido pela Ampasul visa a preparação de brigadistas e levar informações aos produtores rurais sobre a chegada do período crítico dos riscos de incêndios rurais

O período crítico da falta de chuvas está chegando na região norte e nordeste de Mato Grosso do Sul e com ele a preocupação com os riscos de grandes incêndios rurais que podem atingir lavouras, áreas em pousio, florestas plantadas e nativas.

Grandes e médias propriedades rurais já possuem as suas equipes de brigadistas equipadas e treinadas para a prevenção e combate a incêndios. A Ampasul, Associação Sul Mato Grossense dos Produtores de Algodão promoveu mais uma edição do workshop, na tarde da quinta-feira, 25 de maio, para levar informações e treinamentos, visando o aprimoramento das equipes existentes e conhecimento aos demais convidados.

O workshop teve início no Centro de Eventos do Algodão da Ampasul, com quatro palestras e em seguida, todos foram até uma área de floresta colhida, na Fazenda Pantanal, no Município de Chapadão do Sul, para a prática de combate a incêndio rural. No local, mais palestras e orientações sobre o combate a incêndios rurais.

Coordenou os trabalhos e abriu o ciclo de palestras, o Coordenador de Sustentabilidade da Ampasul, Cícero Miguel que mostrou em pronunciamento e vídeos, os projetos desenvolvidos pela entidade, que promovem a sustentabilidade da cultura do algodão em Mato Grosso do Sul e apresentou aos participantes os convidados palestrantes.

Pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul palestraram: o comandante do 7º Subgrupamento de Chapadão do Sul, Capitão Teixeira e o Capitão Samuel, do 19º Subgrupamento de Costa Rica.

Lembrou o Capitão Xavier que em Chapadão do Sul foram registrados, em 2022, entre incêndios rurais e urbanos, 50 incêndios, o que chama a atenção sobre o perigo de ocorrências do gênero no período de seca. Ele destacou as atividades atribuídas aos Bombeiros, que vão além do combate a incêndio.

O Capitão Xavier destacou que os fazendeiros devem manter a regularização das propriedades rurais junto aos Bombeiros e obter autorização para manejo integrado do fogo. Ele ainda falou da importância do uso dos EPI’s, Equipamentos de Proteção Individual no trabalho de combate a incêndios.

Já o Capitão Samuel apresentou o resumo do Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo, que mantem em Mato Grosso do Sul veículo e equipamentos que são capazes de oferecer importante auxílio no combate a incêndios rurais e florestais.

Na oportunidade foi apresentada a viatura Auto Bomba Tanque Florestal – (ABTF-09), unidade do 7º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul. A viatura conta com equipamentos de última geração, como exemplo o canhão monitor controlado da cabine do motorista, sprinklers (pequenos chuveiros) em volta do caminhão para proteção do mesmo, entre outras ferramentas específicas para o combate a incêndio em áreas rurais.

A Cerradinho Bio enviou para o evento, um caminhão bombeiros também com o canhão monitor controlado utilizado no controle e combate a incêndios rurais. Os caminhões equipados o sistema remoto elimina um operador do canhão, diminuindo os riscos pessoais nas operações.

Com larga experiência em controle e combate a incêndios florestais palestrou o Gestor do Parque Nacional das Emas, Marcos da Silva Cunha, que destacou o papel importante do brigadista preparado para ação.

A Cerradinho Bio e a Usina da Atvos, com grande atuação na região foram representadas pelos seus coordenadores de brigada; Rudney Santos e Jeferson Pereira de Moura respectivamente, que falaram das práticas de prevenção de incêndios e controle nas lavouras de cana-de-açúcar.

Fonte: Ampasul

Author

ampasul

Faça um comentário