Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Presidente da Abrapa é destaque de painel de debate no One Agro

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, participou, nesta terça-feira (13), de um painel de discussões sobre o protagonismo do agronegócio, levando a pauta do algodão brasileiro certificado e sustentável para o centro do debate. O colóquio integra a programação da quarta edição do One Agro – Por um Agro Protagonista, Estratégico e Sustentável, realizado pela Syngenta, em Campinas (SP), para refletir sobre os desafios e oportunidades que o setor encara na atualidade.

“Evoluímos muito, desde a década de 90, e fomos buscar conhecimento para isso.  Precisávamos de um sistema de rastreabilidade para mostrar a origem do nosso algodão. Hoje, na etiqueta de um fardo de algodão, que pesa em torno de 200kg, constam, além da algodoeira em que foi feito, dados como o produtor, a fazenda, as certificacões e resultados da qualidade”, afirmou o presidente da entidade.

O avanço da tecnologia foi um dos pontos abordados por ele. “Todas as informações estão registradas nos sistemas da Abrapa, que operam em nuvem. Por meio do QRCode, podemos acessar várias informações que são importantes, que mostram se aquele algodão é certificado ou não, se ele participou dos programas de certificação, nacional e internacional, como o BCI, que é reconhecido internacionalmente, ou o Algodão ABR, com 183 itens, respeitando nossa legislação trabalhista e ambiental”, explicou Schenkel.

“Todo esse processo faz parte de uma grande evolução dos cotonicultores, de muito planejamento dentro da nossa cadeia do algodão”, lembrou o presidente da Abrapa, que participou do painel “O Agro Protagonista”, como um dos convidados.

O contexto atual do agronegócio brasileiro, os desafios enfrentados pelo setor diante das transformações sociais e tecnológicas, a logística, a inovação e a sustentabilidade, as boas práticas e as iniciativas para aumentar a produtividade e competitividade, os movimentos globais e as tendências de consumo – estes foram alguns dos assuntos tratados durante o painel.

“Hoje, nosso algodão é tão bom quanto o algodão australiano, na questão de qualidade e, principalmente, nós temos sustentabilidade e essa rastreabilidade que poucos países têm. O Brasil é pioneiro nisso”, afirmou Schenkel.

Além do presidente da Abrapa, estiveram presentes no painel Antonio Carrere (CEO John Deere), Flavio Souza (CEO Itaú BBA), Airton Galinari (COAMO). O debate foi mediado pela jornalista Vera Ondei (Forbes Agro). O diretor-executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero, também esteve presente no evento, representando a entidade dos cotonicultores brasileiros.

One Agro

O objetivo do evento é discutir o protagonismo do agronegócio nos três pilares: estratégico, sustentável e como protagonista. Diante do contexto desafiador de garantir sua competitividade, contribuir para o combate às crises climáticas e ambientais e se estabelecer como referência em produção sustentável, diversos líderes da cadeia produtiva, autoridades brasileiras e especialistas do setor – que representa 40% do PIB agrícola, 50% da área plantada no Cerrado e 1/3 da área cultivada no Brasil – estão reunidos, em Campinas, para debater e traçar caminhos para um agro ainda mais protagonista, estratégico e sustentável. O evento termina na quarta-feira, dia 14 de junho.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário