Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Estudo identifica 27 práticas agrícolas dos cotonicultores que contribuem para adaptação e mitigação das mudanças climáticas

Estudo inédito realizado no Brasil identificou 27 práticas agrícolas inteligentes implementadas por produtores certificados pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e licenciados pela Better Cotton (BCI) no País, que contribuem para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas, além de favorecerem a produção da cultura do algodão, contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio.

Realizado no primeiro semestre deste ano pela empresa Sustentágil a pedido da instituição Better Cotton, o estudo contou com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e suas associadas regionais, e foi divulgado no dia 21 de agosto, em reunião on-line para os envolvidos. Os desafios para o aumento da adoção de algumas práticas no contexto brasileiro e a percepção dos entrevistados a respeito das práticas na mitigação das mudanças climáticas também foram debatidos durante a reunião.

Entre as principais práticas climáticas implementadas e documentadas pelos produtores licenciados ABR-Better Cotton estão o plantio direto, a rotação de cultura, culturas de cobertura, controle biológico e microbiológico, gerenciamento de subprodutos e resíduos. “Temos uma indústria a céu aberto e precisamos nos preocupar em ser afetados por eventos climáticos extremos promovidos por mudanças climáticas. O setor pode também contribuir na mitigação de emissões de gases de efeito estufa ao atrelar produção e preservação”, diz Fábio Carneiro, gestor de Sustentabilidade da Abrapa.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores fizeram revisão bibliográfica, enviaram questionários para as fazendas certificadas ABR e licenciadas pela Better Cotton, fizeram entrevistas, viagens a campo, além de contar com o recebimento de 36 respostas de um questionário com dois conjuntos (produtores e stakeholders).O objetivo da pesquisa de campo foi identificar a percepção dos cotonicultores sobre as práticas agrícolas inteligentes para o clima na mitigação das mudanças climáticas.

De acordo com o gestor da Abrapa, o resultado demonstrou que o agricultor brasileiro é capaz de produzir mais, com mais qualidade e competitividade, utilizando tecnologias disponíveis no mercado com menor custo e impacto ambiental. “73% dos entrevistados afirmaram que estão preocupados ou muito preocupados com os riscos relacionados ao clima e o impacto futuro que podem ter em suas operações agrícolas”, afirma.

Os cotonicultores contam com um programa de sustentabilidade nacional robusto, chamado ABR, que atrela a relações trabalhistas justas, responsabilidade ambiental e boas práticas agrícolas, atuando em parceria com a Better Cotton (BCI), desde 2013.

A pesquisa indicou ainda que Abrapa e associadas regionais demonstram grande preocupação com a preservação e manutenção da qualidade da água de nascente e corpos d’água, fazendo grandes investimentos em pesquisas e implementação de ações práticas junto à comunidade; além de realizarem estudos em conjunto com a Embrapa sobre o sequestro de carbono em ambiente tropical e a metodologia de cálculo do balanço de carbono, que orientará ações mais precisas sobre o tema para a cadeia do algodão. A qualificação do plantio direto foi identificada como um tema que pode ainda ser trabalhado como melhoria, para reduzir compactação, mitigar emissão e contribuir para a produtividade das lavouras.

Efeitos imediatos

De acordo com a pesquisa, a rastreabilidade de produtos, auditorias de certificação e monitoramento, práticas de orientação para o uso eficiente de fertilizantes e produtos fitossanitários; práticas de conservação do solo, da água, matas nativas, boas práticas de cultivo, plantio, colheita e beneficiamento; as coberturas do solo, a produção com mais qualidade e menos uso de combustível, uso eficiente de fertilizantes químicos e defensivos são práticas implementadas pelos produtores certificados ABR e licenciados pela Better Cotton que estão contribuindo para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário