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Evento Cotton Brazil Outlook promove a parceria entre cotonicultores brasileiros e clientes no Paquistão

O potencial de ampliação da compra de algodão brasileiro pelo Paquistão mobilizou a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex.Brasil) em uma missão comercial de 16 a 18 de outubro. Quarto maior importador da pluma nacional, o País consumiu 188 mil toneladas na safra 2022/23 e, em dez anos, aumentou em 220% as compras do Brasil.

Durante três dias, a comitiva brasileira – que incluiu produtores e exportadores brasileiros – visitou indústrias e intensificou o networking com representantes de entidades setoriais e do governo paquistanês. A Missão Paquistão integra as ações do Cotton Brazil, marca que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro no exterior.

“O Paquistão tem se tornado cada vez mais importante para nós, principalmente porque está investindo bastante na modernização de seu parque industrial para aumentar a oferta de produtos com alta qualidade”, observou Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.

A intensificação da parceria entre Paquistão e Brasil se ampliou em julho, durante a Missão Compradores, que é um intercâmbio comercial que traz importadores de algodão brasileiro para conhecerem in loco o sistema de produção.

“Participei da Missão Compradores e voltei impressionado com o profissionalismo com o qual o algodão brasileiro é produzido. Há muita qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade. A ida ao Brasil mudou minha visão sobre o produto para melhor”, afirmou Omair Allawala, executivo da Textile Karachi e um dos participantes dos eventos no Paquistão.

Com o objetivo de reforçar a qualidade do algodão brasileiro e divulgar como a cadeia produtiva está organizada no Brasil, o presidente da Abrapa levou aos paquistaneses a mensagem de que o Brasil é um fornecedor confiável. “Teremos volume para entregar nos próximos anos e somos um fornecedor estratégico e responsável”, afirmou Schenkel.

Mensagem essa baseada em dados e projeções de safra, apresentadas durante duas edições do evento “Cotton Brazil Outlook”, em que a Abrapa mostrou as informações atualizadas e estimativas para o comércio exterior. O seminário foi realizado nas cidades de Karachi e Lahore, reunindo mais de 200 convidados. Ocorreu ainda reunião com representantes da All Pakistan Textile Mills Association (APTMA) – a principal entidade setorial do país – e membros do governo paquistanês, além de visitas a indústrias e reuniões com os principais compradores do país.

Um dos pontos altos na Missão Paquistão foi o programa de rastreabilidade do algodão brasileiro, que abrange 100% dos fardos produzidos. Além de explicar como acessar informações em tempo real, online, da produção brasileira, a Abrapa falou sobre o programa SouABR, que acompanha toda a jornada do algodão da produção nas fazendas até a chegada da peça de roupa no guarda-roupa do cliente – tudo por meio de um QR Code.

O presidente do Conselho da Embrapa e secretário especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Augustin, avaliou como produtiva a incursão pela indústria têxtil paquistanesa. “Os paquistaneses conhecem o algodão brasileiro, a qualidade do produto e estão interessados em mais negócios. Aqui, estamos mostrando os produtos brasileiros para o mundo, especialmente o algodão, e a qualidade da agricultura do Brasil”, afirmou.

Cotton Brazil. A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional tomou corpo em 2019, quando Abrapa, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex.Brasil) e Anea lançaram o programa Cotton Brazil. A marca representa toda a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global e prioriza dez países: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

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