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Sou de Algodão encerra 2023 como o melhor ano de sua história

Crescimento de marcas parceiras, Cotton Trip com grandes personalidades, milhares de peças rastreadas do programa SouABR e consolidação em desfile no SPFW foram os grandes feitos da iniciativa da Abrapa este ano

O sétimo ano do movimento Sou de Algodão foi marcado por grandes realizações, ultrapassando as metas planejadas. Em 2023, a iniciativa reuniu nomes relevantes da moda nacional em seu segundo desfile no São Paulo Fashion Week, levou importantes parceiros para uma viagem ao campo de algodão e consolidou o Programa SouABR, com dois novos varejistas e milhares de peças rastreadas. O reconhecimento também pode ser medido pelas aparições do movimento na mídia, com mais de 350 matérias conquistadas, além de centenas de marcações de influenciadores nas redes sociais.

Um ano de muitas conquistas que fortalecem cada vez mais a iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no mercado nacional nos segmentos de moda, tecnologia e varejo. Confira abaixo os resultados alcançados pelo Sou de Algodão até novembro de 2023:

SouABR 
O programa de rastreabilidade envolveu cinco varejistas no ano de 2023 e somou mais de 67 mil peças rastreadas. Foram 54.509 da Reserva, 7.806 da C&A, 4.991 da Almagrino e 2 peças da Dendezeiro, especiais para o desfile no São Paulo Fashion Week (SPFW).

Até novembro, o SouABR também registrou e rastreou 23 produtores, 25 fazendas, mais de 10 mil fardos de algodão ABR, mais de um milhão de quilos de fios, 14.175 metros de tecidos e 39.708 kg de malhas.

Marcas Parceiras 
O movimento fechou novembro com 1.472 marcas parceiras, sendo que, das 312 que entraram em 2023, os destaques ficaram para as adesões da Calvin Klein, C&A e Grupo Veste, proprietária das marcas Bo.Bô, Dudalina, Individual, John John e Le Lis Blanc.

Sou de Algodão disponibiliza tags para essas e outras parceiras aplicarem em suas peças, para que o consumidor saiba que o que está consumindo foi feito com, no mínimo, 70% de algodão responsável. Ao todo, já foram mais de 74 milhões de tags distribuídas, sendo 27 milhões distribuídas apenas em 2023.

Com relação aos estilistas, Sou de Algodão conta com nomes que estão presentes nas principais semanas de moda do Brasil. São quatro do Brasil Eco Fashion Week, 26 da Casa de Criadores, um do Dragão Fashion Week, 7 independentes e 30 do SPFW. Os destaques são: João Pimenta, Isa Isaac Silva, Dendezeiro, Ateliê Mão de Mãe, Meninos Rei, Amapô Jeans, Ângelo Brito, Santa Resistência, Thear, Rober Dognani, Ellias Kaleb, Ronaldo Silvestre e Dario Mittmann.

São Paulo Fashion Week 
Pelo segundo ano consecutivo, o movimento Sou de Algodão marcou presença com desfile na maior semana de moda da América Latina, desta vez homenageando os 150 anos do jeans. Com direção criativa de Paulo Borges e styling de Paulo Martinez, a apresentação envolveu nove estilistas, 19 empresas, entre fiações, tecelagens e malharias, e duas confecções e a apresentação de 40 looks.

Foram mais de 500 convidados e mais de 200 marcações nas mídias sociais, com destaque para os conteúdos feitos por Lívian Aragão, Ana Hikari, Mari Gonzalez e Arlindo Grund. Na imprensa, o desfile repercutiu em mais de 100 publicações nos principais veículos de moda e negócios, como Steal The Look, GQ, Vogue, Glamour, Claudia, L’Officiel, Capricho, Gshow, Reuters e Forbes.

3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores (universidades parceiras) 
Lançado em maio deste ano, a iniciativa envolve 364 cursos superiores de tecnologia, 260 cursos de bacharelado e 252 cursos técnicos. Para a divulgação, foram promovidos 55 encontros presenciais e digitais com cursos de moda de faculdades e cursos técnicos de todo o Brasil, alcançando 1.772 estudantes e docentes. Até novembro, o Desafio somou 401 inscritos, sendo 373 na categoria de trabalho individual e 28 em dupla.

Cotton Trip 
Um dos eventos mais importantes do ano foi realizado, dessa vez, em cinco dias, na fazenda Pamplona, em Cristalina/GO. No primeiro, a imprensa de moda marcou presença, seguindo com  influenciadores, imprensa do agro, marcas varejistas associadas à Abvtex, e, no último dia, embaixadores, instituições do setor e fiações e tecelagens associadas à Abit.

Foram mais de 100 pessoas presentes na Cotton Trip, o que gerou publicações nos principais portais do Brasil, como Exame, Hylentino e Steal The Look.

O que esperar de 2024
Para Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento, em 2023, o Sou de Algodão celebrou um ano de sucesso. “Tivemos grande destaque com o desfile no São Paulo Fashion Week e, prova disso, é a repercussão que tivemos na mídia e nas redes sociais, Além disso, tivemos conquistas notáveis no Programa SouABR que não para de crescer. Também ficamos muito felizes com a entrada de grandes marcas como parceiras, porque esse é o nosso retorno do quão relevante o movimento tem se tornado. Para 2024, vamos explorar nossos pilares de trabalho cada vez mais, promovendo ações que impulsionam a responsabilidade na cadeira do algodão brasileiro”, finaliza.

Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

Abrace este movimento: 
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

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