Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Potencial expressivo: Produção de algodão no Brasil pode alcançar 3,36 milhões de toneladas em 2024

Comportamento da demanda e indicativos econômicos influenciam as projeções positivas para o setor

A produção de algodão no Brasil em 2024 é estimada em atingir um potencial significativo de 3,36 milhões de toneladas, revela a SAFRAS Consultoria. O comportamento da demanda torna-se o principal determinante para os preços da fibra no mercado internacional ao longo do ano.

De acordo com Gil Barabach, analista de SAFRAS & Mercado, a possibilidade de um Fed mais brando, com a chance de corte nos juros nos Estados Unidos, sugere indicações positivas para 2024. A redução nos juros pode destravar a economia, impactando positivamente a atividade e, consequentemente, o consumo de algodão. Barabach ressalta que a confirmação desse cenário depende da aceleração na recomposição dos estoques pelo setor têxtil e de vestuário, um movimento que pode demandar algum tempo devido à cautela desses agentes.

No que diz respeito à produção de algodão no Brasil, Barabach observa que a área semeada com algodão tende a ser maior do que inicialmente esperado. A fibra ocupará espaço em regiões anteriormente destinadas ao milho de segunda safra e à soja de verão, especialmente em áreas afetadas pela falta de chuva, como Mato Grosso e Goiás. O analista destaca que o clima adverso pode incentivar os produtores a optarem pelo plantio de algodão em detrimento de um eventual replantio de soja, considerando a rentabilidade superior do algodão em relação ao milho.

Diante dessas considerações, a SAFRAS ajustou a projeção de área semeada com algodão para 1,86 milhão de hectares no ano safra 2023/2024, representando um avanço de 11% em relação à safra anterior. Assim, a produção de algodão do Brasil pode atingir 3,36 milhões de toneladas em 2024, consolidando as expectativas otimistas para o setor.

Fonte: Portal do Agronegócio

Author

ampasul

Faça um comentário