Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Semanalmente o Cotton Brazil publica no site da Abrapa o Boletim de Inteligência de Mercado, com as principais notícias do mundo do algodão.

Diante das transformações nos processos de produção e consumo, a Abrapa, com apoio da Apex Brasil criou o Cotton Brazil, para representar este novo passo do algodão brasileiro no mercado global.

O Boletim Semanal de Inteligência de Mercado é mais um serviço do Cotton Brazil para projetar o algodão brasileiro mantendo o cotonicultor informado sobre o comportamento da pluma no mercado interno e externo.

Destaque da Semana 1 – Os contratos mais próximos na bolsa ICE tiveram ligeira queda nesta semana, enquanto o contrato Dez/24 teve leve alta. O aumento de estoques certificados na bolsa pressionou as cotações no curto prazo.

Destaque da Semana 2 – Hoje termina a Conferência Internacional de Algodão em Bremen na Alemanha e também a 1ª edição da Brazilian Cotton School, curso intensivo sobre o mundo do algodão realizado em parceria com Abit, Anea e BBM.

Algodão em NY – O contrato Jul/24 fechou nesta quinta 21/03 cotado a 92,26 U$c/lp (-1,1% na semana). O contrato Dez/24 fechou em 83,92 U$c/lp (+0,6% na semana) e o Dez/25 a 79,36 U$c/lp (+0,7% na semana).

Basis Ásia – O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia é de 450 pts para embarque Mar/Abr (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 21/mar/24).

Altistas 1 – O balanço da safra americana 23/24 continua pressionando o mercado para cima, com número decrescente de produção e projeção de estoques cada vez mais baixos para o final do ano comercial (Jul/24).

Altistas 2 – As vendas de vestuário no maior mercado do mundo (EUA) continuam surpreendendo positivamente, apesar do cenário de juros altos.

Altistas 3 – O ritmo de aumento de posições de fundos especuladores no mercado de algodão em NY é sem precedentes (96 mil contratos em 7 semanas), pressionando as cotações.

Baixistas 1 – Essa grande presença de fundos especuladores no mercado, entretanto, aumenta as chances de mais volatilidade.

Baixistas 2 – Com o mercado invertido (Dez/24 valendo mais que Maio e Junho/24), os basis no destino estão pressionados.

Baixistas 3 – Se desconsiderarmos a China (que tem comprado muito algodão para recompor estoques e não consumo imediato), as exportações desta safra (23/24) estão menores que em 22/23 para Brasil, EUA e Australia.

EUA 1 – O relatório de plantio de março será publicado na próxima 5ª feira pelo USDA. O mercado espera números um pouco maiores que as previsões de Fevereiro.

EUA 2 – O plantio da safra 24/25 já começou no Sul do Texas (maior estado produtor) e alguns estados da costa Atlântica.

EUA 3 – O clima agora passa a ser acompanhado cada vez mais de perto. As previsões são de transição de El Niño para neutro nos próximos 2 meses e La Niña a partir de Junho – sinal de clima quente e seco no Sudoeste do país.

China 1 – A importação de algodão pelos chineses nos dois primeiros meses de 2024 foi 185% maior que no mesmo período de 2023: 640 mil tons.

China 2 – Em janeiro, o volume de algodão importado foi 345 mil tons, enquanto em Fevereiro foi de 295 mil tons. Assim, o volume de 1,9 milhão tons de 23/24 já supera o acumulado na temporada 2022/23.

Bangladesh – Na semana passada, o Ministério da Agricultura bengali autorizou o cultivo de duas variedades de algodão transgênico Bt. Por enquanto, o governo realiza o plantio em uma área experimental.

Coreia do Sul – A importação de algodão pelos sul-coreanos em fevereiro foi de 6,1 mil tons, 18% acima de fev/23. O Brasil foi o principal fornecedor, respondendo por 50% desse volume.

Bremen 1 – A sessão especial realizada pela Abrapa/Cotton Brazil durante a International Cotton Conference Bremen foi um dos destaques do evento que termina hoje. Em pauta, sustentabilidade, agricultura regenerativa e os avanços brasileiros em rastreabilidade e qualidade.

Bremen 2 – Marcelo Duarte, diretor da Abrapa, foi moderador de painel sobre novas tecnologias de produção de algodão na programação do principal evento sobre o tema na Europa.

Bremen 3 – Hoje, a programação incluiu um painel sobre qualidade, no qual o especialista em qualidade da Abrapa, Deninson Lima, mostrou a evolução do País quanto aos indicadores de qualidade.

Qualidade 1 – O reconhecimento do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB) pela China está na pauta da VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação (Cosban).

Qualidade 2 – O evento ocorre em 5 e 6 de junho na China. Em reunião preparatória ontem (21), a Abrapa reforçou a importância do Programa de Qualidade brasileiro para que a China dispense as retestagens dos fardos feitas atualmente.

Exportações – O Brasil exportou 125 mil tons de algodão até a 3ª semana de mar/24. A média diária de embarque é três vezes e meia maior em comparação com mar/23.

Preços – Consulte tabela abaixo 

Quadro de cotações para 21-03

Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, marca que representa internacionalmente a cadeia produtiva do algodão brasileiro. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Author

ampasul

Faça um comentário