Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Algodão brasileiro fortalece posicionamento internacional em Bremen

Pluma de qualidade, com preço atrativo, rastreável e cultivada com responsabilidade. Com esses atributos, o algodão brasileiro teve seu posicionamento internacional reforçado pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) durante sua participação na edição deste ano da International Cotton Conference Bremen.

Com a marca Cotton Brazil representando a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global, a Abrapa participou de dois painéis e realizou uma sessão especial sobre sustentabilidade e rastreabilidade.

“Nosso diferencial no cenário mundial é termos condições de ampliarmos ainda mais a nossa produção de forma responsável”, destacou o presidente da associação, Alexandre Schenkel, durante a conferência.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor e segundo maior exportador de algodão no mundo. “A característica que mais tem chamado atenção do mercado mundial é o fato de rastrearmos 100% da nossa produção de algodão com certificação socioambiental, Algodão Brasileiro Responsável – ABR”, observa o presidente.

A rastreabilidade dos fardos de algodão e o engajamento dos produtores brasileiros com as boas práticas da agricultura regenerativa tiveram destaque na sessão especial do dia 20 de março. Com o tema “Sustainability in the cotton value chain: trends in regenerative practices and traceability”, o debate reuniu Schenkel, o presidente da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea), Miguel Faus, o diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, o head de Sustentabilidade e Inovação da LDC Cotton, Bill Ballenden, e a consultora internacional de Sustentabilidade, Marzia Lanfranchi.

Responsável pelo desenvolvimento do Cotton Brazil, Marcelo Duarte foi o moderador do painel “A Look at Breeding and Agriculture”, focado em melhoramento genético e agricultura, no dia 21. Os painelistas foram Müge Ekizoglu (da Consultoria Inc), Ryan Kurtz (Cotton Incorporated), Filipe Natalio (Instituto Weizmann de Ciência), Abhijeet Sharma (BASF S) e Özgür Tatar (Faculdade de Agricultura da Universidade Ege).

A evolução dos indicadores de qualidade intrínseca do algodão brasileiro foi a pauta central da apresentação do especialista de Qualidade da Abrapa, Deninson Lima. No dia 22, ele participou do painel “Cotton Quality and Testing”, em que diferentes países apresentaram o status atual sobre controle e análise de qualidade da pluma.

Além de mostrar a melhoria gradativa nos indicadores, Deninson explicou como funciona o Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) – rede nacional com 12 laboratórios distribuídos por cinco estados brasileiros. “De 2017 para cá, aumentamos a rastreabilidade e a confiabilidade dos exames laboratoriais, o que contribui para a valorização do algodão brasileiro no mercado mundial”, explica o especialista.

Deninson também apresentou o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB), certificação oficial do Governo Brasileiro implementada em 2023. O programa tem adesão voluntária por parte dos produtores e certifica os fardos que cumpriram os padrões internacionais de análise de qualidade. O PQAB tem sido debatido pela Abrapa junto aos países importadores, desde sua implantação. O objetivo é que a retestagem dos fardos feita quando as cargas desembarcam nos postos se torne desnecessária.

A participação mais contundente da Abrapa na conferência de Bremen foi motivada pela estratégia de se aproximar mais ainda dos principais players do setor em âmbito global. O evento é considerado a principal reunião da cadeia do algodão mundial desde a década de 1950, reunindo especialistas, técnicos, pesquisadores e empresários do setor.

O Cotton Brazil é desenvolvido pela Abrapa em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e apoio da Anea.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário