Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Clima vem contribuindo com a qualidade das fibras do algodão

No Mato Grosso do Sul as chuvas recentes interromperam, ainda que temporariamente, a colheita, mas a qualidade da pluma se mantem

Em uma análise atualizada sobre as condições das lavouras de algodão no Brasil, o boletim semanal da Conab traça um panorama de diferentes regiões do país, revelando os avanços e desafios da atual temporada.

Em Mato Grosso, apesar das chuvas isoladas, não há registros de prejuízos na qualidade da pluma. A evolução da colheita segue em ritmo adequado, com destaque para a manutenção da alta produtividade e o rendimento médio de fibra satisfatório. Além disso, os produtores da região estão focados no manejo das soqueiras e no controle eficiente do bicudo.

Já no Extremo-Oeste da Bahia, a fase de colheita apresenta lavouras com boa produtividade e qualidade de fibras. No entanto, uma realidade distinta é observada na região Centro-Sul do estado, onde as lavouras colhidas têm mostrado índices de produtividade abaixo do esperado.

No estado de Goiás, a situação é diversa. Nas áreas irrigadas, a colheita tem avançado bem, mas as precipitações no Extremo-Sul têm causado atrasos pontuais em determinadas áreas. No Mato Grosso do Sul, por sua vez, chuvas recentes interromperam, ainda que temporariamente, a colheita. Felizmente, a qualidade das fibras se manteve íntegra.

No Sul do Maranhão, o cenário é de continuidade na colheita das lavouras de primeira e segunda safras. No entanto, os registros de produtividade estão abaixo dos da última safra. Em contraponto, no Piauí, a colheita já foi concluída, marcando o término do ciclo para o estado.

Em Minas Gerais, o avanço da colheita revela produtividade e qualidade de fibras em bons níveis, um aspecto positivo para os produtores da região.

Por fim, no estado de São Paulo, a colheita está em sua fase final. A região de Riolândia é uma das poucas que ainda apresenta lavouras pendentes de colheita.

Considerando os 7 estados mencionados, na safra passada, a colheita concluída estava em 93,8%. Já em 26 de agosto, esse número é de 78,4%, representando um avanço de 10,2% em comparação com a semana anterior, que marcava 68,2%.  Apesar desse ritmo aparentemente mais lento do que a safra de 2022, a colheita vem sendo realizada de forma satisfatória e pelo menos 21,6% das lavouras ainda estão em maturação.

No Maranhão, houve um avanço notável na colheita em relação à semana anterior. Se, na safra passada, a marca era de 67,0%, agora, em 26 de agosto, os números mostram 79,0% de avanço, um aumento de 8% em relação à semana anterior, que apresentava 71,0%.

No Piauí, o cenário é de finalização. Se na safra passada a colheita chegou a 93,0%, neste 26 de agosto, o estado alcançou a marca de 100,0%.

A Bahia, com 88,2% da colheita concluída na safra passada, agora registra 75,4%, mostrando um crescimento de 7,8% em relação à semana anterior, que estava em 67,6%.

Mato Grosso teve um avanço significativo em uma semana. Se compararmos com a safra passada, onde a marca foi de 96,1%, no dia 26 de agosto, o estado apresentou 78,2% da colheita, um aumento de 10,8% em relação à semana anterior, que estava em 67,4%.

Em Mato Grosso do Sul, o avanço da colheita está quase finalizado. Na safra anterior, a colheita alcançou 99,0%. Em 26 de agosto, o estado registra 93,0%, avançando 8% em relação à semana anterior, que tinha 85,0%.

Goiás, por sua vez, avançou 5% em uma semana, marcando 84,0% no dia 26 de agosto. Na safra passada, a colheita chegou a 97,0%, enquanto a semana anterior estava em 79,0%.

Minas Gerais surpreende com um expressivo crescimento. Comparado à safra anterior, que teve 84,0% da colheita concluída, em 26 de agosto, o estado registra 87,0%, com um aumento de 20% em relação à semana anterior, que estava em 67,0%.

*Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Fonte: Agrolink (Gabriel Rodrigues e Seane Lennon)

Author

ampasul

Faça um comentário