Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Abrapa apresenta rastreabilidade do algodão em evento para professores, em Sapezal

A rastreabilidade da cadeia do algodão de ponta a ponta foi tratada durante a III Feira de Tecnologia do Agro – Algodão Sustentável, nos dias 24 e 25 de agosto, realizada no auditório da Prefeitura de Sapezal (MT), para 230 professores das escolas das redes pública e privada do município, conhecido como grande produtor de algodão na região. Palestras temáticas e visitas de campo, em algodoeiras, foram organizadas para que o público pudesse conhecer, in loco, parte da cadeia da fibra natural.

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero, participou remotamente do evento, para explicar sobre a evolução da cotonicultura brasileira, o processo de industrialização da fibra natural, desde seu transporte da lavoura para a unidade de beneficiamento (UBA), controle de qualidade, rastreabilidade até os diversos destinos, de forma a ampliar o conhecimento dos professores sobre esses temas.

“Foram dois dias de participação, com grupos diferentes de professores. Abordamos como é extraída a fibra e o caroço de algodão. Foi uma palestra bem interessante, pois falamos sobre o pilar de sustentabilidade da Abrapa, como o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o licenciamento Better Cotton Initiative (BCI), o ABR para as Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) e o ABR para Terminais Retroportuários de Algodão (LOG)”, afirmou.

A agricultura regenerativa, a recuperação de carbono e o ESG também foram abordados na apresentação do executivo. “Falamos muito da rastreabilidade do algodão brasileiro, que acabou de ser a primeira cadeia produtiva certificada por autocontrole no Brasil, e marketing do Sou de Algodão, Sou ABR e Cotton Brazil.”

Realizado pelo movimento Agroligadas, formado por mulheres ligadas ao agronegócio, o principal objetivo da feira é informar professores a respeito do algodão sustentável e responsável, para que eles possam levar o conhecimento aos alunos e despertar o interesse pela cotonicultura, valorizando a atividade que é tão importante para a economia local e mundial.

Para a coordenadora do Núcleo Agroligadas de Sapezal, Ieda Webler Schaedler, as palestras também mostraram as transformações do agronegócio ao longo do tempo e como o emprego da tecnologia pode impactar positivamente as atividades no campo. “Atualmente, a tecnologia de ponta, que é aplicada no dia a dia das atividades relacionadas ao agro, permite que a atividade agrícola seja sustentável, de forma a proteger o meio ambiente e, se bem gerida, trazer ganhos que no passado não se imaginavam, além de contribuir fortemente no aumento da produtividade, otimizando assim recursos naturais, econômicos e também sociais”, disse.

O próximo evento do circuito do algodão será realizado no dia 27 de setembro, no município de Tapurah (MT). O tema, desta vez, será colheita e beneficiamento.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário