Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Semanalmente o Cotton Brazil publica no site da Abrapa o Boletim de Inteligência de Mercado, com as principais notícias do mundo do algodão.

Diante das transformações nos processos de produção e consumo, a Abrapa, com apoio da Apex Brasil criou o Cotton Brazil, para representar este novo passo do algodão brasileiro no mercado global.

O Boletim Semanal de Inteligência de Mercado é mais um serviço do Cotton Brazil para projetar o algodão brasileiro mantendo o cotonicultor informado sobre o comportamento da pluma no mercado interno e externo.

Destaque da Semana – Após um período de perdas nas cotações de algodão, as cotações voltaram a subir, mas ainda nos menores patamares dos últimos quatro meses.

Algodão em NY – O contrato Dez/23 fechou nesta quinta 26/10 cotado a 78,68 U$c/lp (+2,8% na semana). O contrato Jul/24 fechou 82,07 U$c/lp (+1,5% na semana) e o Dez/24 a 78,02 (+1,4% na semana).

Basis Ásia – o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 899 pts para embarque Out/Nov (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 16/nov/23).

Altistas 1 – A China suspendeu de maneira abrupta, desde 15/11, os leilões de algodão proveniente de reservas estatais, após leiloar 885 mil toneladas, desde 31/7, o que pode contribuir para o aquecimento dos preços locais.

Altistas 2 – A inflação nos EUA (CPI) diminuiu um pouco, o que gerou um sentimento no mercado que as taxas de juros podem parar de subir. Índice de Preços ao Consumidor (CPI) foi de +3,1% em relação ao ano anterior, abaixo dos 3,7% do último dado mensal.

Altistas 3 – O relatório semanal de vendas de exportação do USDA mostrou que as vendas dos EUA permanecem fortes, apesar de terem caído 17% em relação à semana anterior. Em relação à média das 4 semanas anteriores, aumentou 18%.

Baixistas 1 – Das vendas da última semana dos EUA (segundo o USDA), 52% foram para a China. Apesar de ser positiva a forte presença do gigante asiático, acredita-se que esses fardos irão para a reserva estatal e não serão utilizadas no curto prazo.

Baixistas 2 – Dados de mercado mostram que as fiações chinesas têm apresentado taxas operacionais em queda e aumento nos estoques de produtos acabados (fios), como reflexo da menor demanda global.

Baixistas 3 – Os preços do petróleo caíram mais de US$ 5 por barril esta semana. Os preços mais baixos do petróleo tornam o poliéster, o maior competidor do algodão, mais barato.

EUA 1 – A colheita de algodão nos EUA avança rapidamente esta semana para 67% (+10 pp), em comparação com o ano passado, de 70%, e a média de cinco anos, de 63%;

EUA 2 – Produtores de algodão dos EUA comemoraram esta semana a prorrogação da Farm Bill dos EUA de 2018, que estava programada para expirar. A prorrogação por um ano foi aprovada pela Câmara dos Representantes e pelo Senado dos EUA.

EUA 3 – A prorrogação da Farm Bill vigente mantém os atuais programas inalterados e dá ao setor agrícola maior segurança neste momento que as decisões de plantio começam, afirmou a o Conselho Nacional do Algodão (NCC) dos EUA.

China 1 – A China National Cotton Reserve Corp (CNCRC) divulgou nota na segunda-feira afirmando que os leilões de reserva de 2023 seriam encerrados a partir de 15 de novembro.

China 2 – O total vendido durante este período de leilão foi de 884.745 toneladas, para 447 fiações. Distribuição do algodão por origem: EUA (39%), Brasil (28%), Austrália (4%) e Xinjiang (29%).

Bangladesh – A boa notícia no mês passado foi o aumento na emissão de Cartas de Crédito. Entretanto, as taxas de juro e os custos industriais mais elevados continuam a limitar a rentabilidade na indústria têxtil. Além disso, o setor sofreu com intensas greves de trabalhadores reivindicando melhores salários.

 Vietnã – Com preços mais baixos nas últimas semanas, a demanda por algodão aumentou no país. As fiações locais aproveitaram a oportunidade para cobrir as suas necessidades, principalmente de curto prazo.

Agenda – Estão abertas as inscrições para a 1ª turma da Brazilian Cotton School, que abordará todas as etapas envolvidas na cadeia da fibra natural. O curso será presencial e ocorrerá em Brasília e São Paulo de 4 a 22 de março. Realização da Abrapa, Anea, Abit e BBM. Inscrições no www.braziliancottonschool.com.br.

Exportações – O Brasil exportou 108,7 mil tons de algodão até a segunda semana de nov/23. A média diária de embarque é 15,7% maior em comparação com o nov/22.

Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 16/11, foram beneficiados: BA (96%), GO (99,5%), MA (76%), MG (95%), MS (97%), PR (100%), SP (100%), MT (80%), PI (82,39%). Total Brasil: 84% beneficiado.

Plantio 2023/24 – Plantio iniciado no estado de SP (29%). Total Brasil: 0,17%.

Preços – Consulte tabela abaixo ⬇

Quadro de cotações para 16-11

Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário