Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Agricultores de MT são levados a trocar soja por algodão em algumas áreas

Por: Ana Mano e Roberto Samora

O clima seco está forçando os agricultores a desistir da soja para plantar algodão ou outras culturas em Mato Grosso, o principal Estado agrícola do Brasil, segundo associações de produtores da pluma.

O Mato Grosso cultiva algodão em duas épocas no ano: na primeira safra — quase na mesma época da soja — e na segunda safra, após a colheita da oleaginosa.

Como os produtores de soja estão sofrendo com a falta de chuvas, eles podem mudar de cultura e, assim, expandir a área a ser plantada com o algodão na primeira safra em 2023, disse o diretor-executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Décio Tocantins.

“Sempre, cerca de 10% a 13% do algodão plantado é o algodão safra, sem a soja antes. Isto deve aumentar para 20%”, disse ele.

A área total de algodão do Mato Grosso aumentará em 8% para cerca de 1,3 milhão de hectares em 2023/24, acrescentou o executivo da AMPA.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, disse na semana passada que alguns agricultores considerariam plantar uma única safra se a soja se tornasse “inviável”, uma tendência que está ganhando força.

“Aqui tem produtores destruindo áreas com soja, pois o ‘stand’ está muito baixo”, disse o produtor José Fernandes, no município de Sapezal, no Mato Grosso. “Eles estão preparando o solo para o plantio do algodão ou até do milho”, disse ele, citando agricultores vizinhos.

Fernandes está aguardando a previsão de chuvas na próxima semana para decidir o que fazer em sua própria fazenda.

“Tem alguns talhões em que a soja estava muito ruim, daí foi destruída”, disse Claudio Scarioti, outro agricultor de Sapezal.

Ele projeta uma perda potencial de 20% para a soja na área, observando que os agricultores reavaliarão os danos após as chuvas da próxima semana para decidir os próximos passos.

No sul do Mato Grosso, os produtores normalmente começam a plantar o algodão safra a partir de 1º de dezembro e no centro-norte a partir de 15 de dezembro, disse Tocantins.

Para aqueles que fazem a segunda safra de algodão, o plantio é feito mais tarde, após a colheita da soja.

O Estado produz cerca de 2 milhões de toneladas de algodão em pluma em um ano, ou dois terços da produção brasileira, de acordo com dados da AMPA.

Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostraram que o plantio de soja atingiu 96,29% da área planejada, ainda com atraso ante anos anteriores.

Fonte: Reuters

Author

ampasul

Faça um comentário