Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

ALGODÃO PELO MUNDO #08/2024

Semanalmente o Cotton Brazil publica no site da Abrapa o Boletim de Inteligência de Mercado, com as principais notícias do mundo do algodão.

Diante das transformações nos processos de produção e consumo, a Abrapa, com apoio da Apex Brasil criou o Cotton Brazil, para representar este novo passo do algodão brasileiro no mercado global.

O Boletim Semanal de Inteligência de Mercado é mais um serviço do Cotton Brazil para projetar o algodão brasileiro mantendo o cotonicultor informado sobre o comportamento da pluma no mercado interno e externo.

Destaque da Semana 1 – Semana de alta forte em Nova York, com limites de alta na 3ª e 4ª. O contrato mai/24 chegou a subir mais de 900 pontos, alcançando 103,80 U$c/lp. No entanto, o contrato dez/24 teve alta menor, de apenas 176 pontos, atingindo 85,25 U$c/lp. O mercado devolveu os ganhos ontem, mas a alta semanal foi expressiva.

Destaque da Semana 2 – Nesta semana, o Brasil realizou ações de promoção comercial em dois mercados relevantes: Indonésia e Bangladesh. Abrapa, Anea e Apex-Brasil, por meio do programa Cotton Brasil, realizaram eventos e discussões de alto nível com clientes locais.

Destaque da Semana 3 – Os clientes estão cada vez mais satisfeitos com a qualidade da pluma brasileira, mas descontentes com atrasos logísticos. Industriais reportaram pequeno aumento de pedidos nas últimas semanas, mas o algodão valorizado em relação ao preço dos fios tem impedido novas compras.

Destaque da Semana 4 – Bangladesh é o 2º maior importador de algodão global e também nosso 2º maior cliente, atrás apenas da China. A Indonésia é também um mercado importante, atualmente o 6º maior importador mundial da pluma.

Destaque da Semana 5 – Em Bangladesh, o desafio é conquistar mercado e participar do grande crescimento do setor no país. Já na Indonésia o foco é recuperar o market share perdido recentemente para a Austrália.

Destaque da Semana 6 – Em cada um dos países, além de reuniões empresariais, foram realizados eventos com apoio das embaixadas locais. O seminário Cotton Brazil Outlook já entrou no calendário dos eventos do setor têxtil asiático.

Algodão em NY – O contrato Jul/24 fechou nesta quinta 29/02 cotado a 97,77 U$c/lp (+4,4% na semana). O contrato Dez/24 fechou 83,81 U$c/lp (+0,4% na semana) e o Dez/25 a 79,11 U$c/lp (+0,5% na semana).

Basis Ásia – O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia é de 525 pts para embarque Mar/Abr (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 29/fev/24).

Altistas 1 – A alta desta semana pode ser explicada pela agressividade dos especuladores, aproveitando os baixos números de safra e estoque nos EUA.

Altistas 2 – É esperada pelo mercado uma revisão para baixo na produção 2023/24 dos EUA no relatório de oferta e demanda do USDA deste mês.

Baixistas 1 – A consultoria Cotton Outlook divulgou as suas primeiras previsões globais para 2024/25, que indicam um excedente de produção, mesmo com o consumo aumentando (+3,1%) mais rapidamente que a produção (+1,8%).

Baixistas 2 – As vendas semanais de exportação do USDA foram decepcionantes essa semana. Somente 46,7 mil fardos (480 libras). A principal causa é a alta atual de preços do algodão em relação ao fio.

China 1 – Até quarta (28), 5,533 milhões tons de algodão foram beneficiadas em Xinjiang conforme dados da China National Cotton Exchange (CNCE), com 98,6% desse total já classificados.

China 2 – Segundo a BCO (Beijing Cotton Outlook), a área de algodão na safra 2024/25 deve ser de 2,67 milhões de ha (-2,9%). A BCO estima a produção total de algodão na China em 5,86 milhões de toneladas (-2,4%).

Índia – A Índia pleiteia que têxteis e roupas fabricadas com uso intensivo de mão de obra sejam isentos de tarifa na exportação para a Europa. O pleito foi incluído na pauta do Acordo de Livre Comércio com a União Europeia.

Vietnã – Assim como na maioria dos mercados, a importação de algodão por indústrias vietnamitas tem ocorrido pontualmente, apenas quando o mercado opera em queda. A recente alta nos preços tem abafado o interesse pela pluma importada.

Logística – A frota mundial de contêineres tem previsão de aumentar 2,3% neste ano, conforme estudo da empresa de consultoria Drewry. Em 2023, a empresa estimou 51,4 milhões de contêineres em uso em todo o globo.

Exportações – O Brasil exportou 199,7 mil tons de algodão até a quarta semana de fev/24. A média diária de embarque é cinco vezes e meia maior em comparação a fev/23.

Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 29/02: os estados da BA, GO, MG, MS, MT, PR, PI e SP já encerraram o beneficiamento, restando apenas o estado do MA (91%). Total Brasil: 99,83% beneficiado.

Plantio 2023/24 – Até o dia 29/02: os estados da BA, MG, MA, MS, MT, PR, PI e SP encerraram o plantio, restando o estado de GO (81,24%). Total Brasil: 99,65% semeados.

Preços – Consulte tabela abaixo

Quadro de cotações para 29-02

Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, marca que representa internacionalmente a cadeia produtiva do algodão brasileiro. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário