Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Abrapa terá mais 12 missões internacionais em 2024

Ações do programa Cotton Brazil neste ano começaram com a bem-sucedida Missão Indonésia-Bangladesh

Após o sucesso na “Missão Indonésia-Bangladesh”, a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) inicia os preparativos para as próximas ações internacionais. Mais 12 intercâmbios comerciais estão na agenda de promoção do algodão brasileiro pelo mundo. A aproximação de cotonicultores brasileiros e importadores da indústria têxtil mundial é um dos principais eixos de atuação do Cotton Brazil, marca que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global. De 26 de fevereiro a 1º de março, uma comitiva brasileira esteve na Indonésia e em Bangladesh para estreitar relações comerciais.

A iniciativa foi promovida pela Abrapa em parceria com a Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O saldo foi positivo, avaliou o presidente da Anea, Miguel Faus. “A missão foi muito bem-sucedida. Na Indonésia, o nosso evento mesclou o debate de pontos técnicos importantes com a descontração que marca os dois países. Já em Bangladesh, cumprimos agenda com relevantes órgãos governamentais, como o Ministério do Comércio bengali”, pontuou Faus.

Além de reuniões técnicas e de negócios, a Missão Indonésia-Bangladesh incluiu a realização do seminário “Cotton Brazil Outlook” em Jacarta e Daca, capitais dos dois países. Em Daca, o seminário contou com a participação do embaixador do Brasil, Paulo Dias Feres. “Nas duas edições, nossa meta inicial de convidados foi superada e o público participante foi qualificado, reunindo importantes tomadores de decisão”, comentou o presidente da Abrapa, Alexandre Schekel.

Sétima maior importadora mundial de algodão, a Indonésia registrou queda de 35% no volume total de algodão importado no ano comercial 2022/23. “Apesar da queda no ano passado, a expectativa é de que as importações indonésias voltem a crescer 20% no período comercial 2023/24. O Brasil tem algodão em volume e em qualidade para ofertar à Indonésia”, analisou Marcelo Duarte Monteiro, diretor de Relações Internacionais da Abrapa.

Já em Bangladesh, maior importador mundial de algodão em 2022/23, o desafio foi abrir novos mercados e tornar o produto brasileiro mais conhecido – já que o potencial da indústria têxtil bengali é crescente e, atualmente, o Brasil responde por 16% do total importado. “Além do longo histórico de comércio com a Índia, Bangladesh tem investido muito nos têxteis sintéticos, o que é um ponto de atenção. Por isso, reforçamos durante a missão que podemos atender a demanda bengali tanto em quantidade quanto em qualidade”, observou o diretor da Abrapa.

Desde 2019, o Brasil é o segundo maior exportador mundial de algodão. No ano comercial 2023/24, a projeção é que sejam exportadas 2,34 milhões de toneladas. A agenda de missões internacionais do Cotton Brazil em 2024 inclui ainda o Mercado Europeu, Tailândia, China, Turquia, Egito, Vietnã, Índia, Taiwan, Japão e Estados Unidos. Nos meses de julho e agosto, o destino se inverte e os cotonicultores brasileiros abrem suas propriedades para receber industriais e importadores na chamada Missão Compradores.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário